Faça você mesmo: Presente de última hora! Bolo de potinho para a mamãe!

bolo-potinho

Bolo, Chocolate, DYI | 09/05/2014 | por

Nada mais pessoal, fofo e carinhoso que dar um presente feito por você mesmo. Ainda mais quando a presenteada é a sua mãe. Não tem como ela não babar! Ainda mais com um presente delicioso como esse!

E fácil! Dá pra fazer de última hora. Amanhã, sabadão, dedique um tempinho para fazer esse bolo de potinho pra sua mãe. Ela vai amar!

bolo-potinho-cenoura2

RECEITA:

BOLO DE CENOURA:

INGREDIENTES:

3 cenouras grandes ou 4 médias

3 ovos

1 xícara de chá de óleo (eu usei canola, mas pode ser o de soja)

1 pitada de sal

2 xícaras de açúcar

1 xícara de farinha de trigo peneirada

1 colher de fermento

 

MODO DE FAZER:

Bata no liquidificador as cenouras com os ovos e o óleo. Passe a mistura para a batedeira ou, à mão mesmo, adicione, o  sal, o açúcar, a farinha de trigo e o fermento. Despeje em uma fôrma untada e enfarinhada de 25cm x 40cm.

Leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por 30 a 40 minutos, ou até que, fazendo o teste do palito este saia seco.

Deixe esfriar.

 

GANACHE:

INGREDIENTES:

250g chocolate ao leite

150g creme de leite

 

MODO DE FAZER:

Pique o chocolate bem fininho. Ferva o creme de leite. Despeje o creme de leite sobre o chocolate, espere um minuto. Misture bem, com movimentos circulares.

Deixe esfriar.

 

MONTAGEM:

Esterilize o pote que irá usar. Certifique-se que esteja seco. Com a ajuda de um aro, ou de um copo, corte o bolo, na medida do diâmetro do pote. Geralmente essa medida será um pouco maior que a boca do pote. Se o bolo estiver muito alto, fatie-o na metade. Coloque um pedaço do bolo no pote, adicione parte da ganache, aom a ajuda de uma manga e um bico de confeitar ou usando uma colher. Cuidado para não borrar a lateral do potinho. Vá fazendo camadas de bolo e ganache até que chegue o topo do pote, terminando com a ganache.

Feche o potinho, enfeite usando algum retalho e fita, ou fita e um bilhetinho carinhoso.

 

 

* Dicas:

Você pode fazer com o material que tiver em casa mesmo. Ainda mais em tempos de preocupação com o planeta, todo mundo guarda aquele potinho de geléia, mas por favor, esterilize!

O prato fundo já deu o passo-a-passo para esterilizar potinhos, vai lá! As dicas são ótimas, como o blog!

Como você não está fazendo uma conserva propriamente dita, vale lavar muito bem os potinhos, se certificar que não haja nenhum defeito ou ferrugem, e passar água fervente nos potes e tampas. Porém é recomendável que seja consumido o quanto antes, o que não é difícil, né?

 

Chef confeiteira que adora gatos! Formada na França em Pâtisserie. Adora confeitaria artística, atende eventos e dá aulas na área. Adora testar novas receitas e passar seu conhecimento!

Mais Receitas