Banoffee!!!

banoffi

Sobremesa | 21/05/2014 | por

Há alguns anos atrás a banoffee era uma febre, principalmente em Curitiba, onde fiz meu curso de chef. Todo mundo só falava dessa torta e não pude deixar de provar. Adorei. É uma sobremesa deliciosa e muito fácil de fazer.

Ela tem várias versões, mas o que não pode faltar numa verdadeira banoffee é banana, doce de leite e chantilly. Não é a toa que seu nome vem da junção de banana e toffee, que é caramelo, na torta representado pelo doce de leite.

Apesar de ter origem gringa (inglesa mais precisamente), ela leva ingredientes bem brasileiros. E essa versão agrada muito o nosso paladar, já que é finalizada com uma camada generosa de ganache de chocolate. Hummmmmm.

É servida geralmente no formato de torta, mas gosto muito de servi-la como uma sobremesa de travessa, um pavê.

Outra sugestão é montá-la em copos individuais. Fica super charmoso!

 

RECEITA:

RENDIMENTO:

8 porções

 

INGREDIENTES:

200g de bolacha maizena moída

100g de manteiga em temperaturea ambiente

400g de doce de leite

500ml de creme de leite fresco

150g de chocolate ao leite

50g de chocolate meio amargo

200g de creme de leite fresco

5 bananas

 

MODO DE FAZER:

Passe a bolacha maizena moída por uma peneira, para que fique bem fininha. Misture a manteiga. Pressione esta mistura em uma fôrma 25cm x 10cm, e leve para assar em fôrno pré-aquecido a 180ºC, por 10 minutos. Deixe esfriar.

Espalhe o doce de leite sobre a base, acrescente a banana cortada ao meio, no sentido do comprimento.

Bata o creme de leite fresco até atingir ponto de chantilly (picos médios). Espalhe sobre as bananas.

Para a ganache, derreta o chocolate ao leite e o meio amargo e misture ao creme de leite.

Cubra a banoffee com a ganache.

Leve à geladeira por pelo menos 4 horas.

 

DICAS:

Se for montar a banoffee em copos, esfarele a base de bolacha depois de assada e fria, e espalhe no fundo do copo, você conseguirá um efeito de farofa. Para o copo, fatie as bananas em rodelas.

Use de preferência banana nanica, que é mais doce que as demais.

Para a sobremesa tradicional, você pode montar em uma forma de torta. Para 1 receita, use de 25cm de diêmtro.

Ao invés de usar doce de leite pronto, você pode cozinhar uma lata de leite condensado: Coloque a lata dentro de uma panela com água fervendo. Cubra a lata com água e durante o cozimento se certifique que a lata sempre esteja coberta com água, nem que, para isto, você adicione mais água à panela, a qual deve ser fervente, para não atrapalhar o cozimento. Cozinhe por 1 hora, vire a lata de cima para baixo e cozinhe por mais 1 hora, para que o doce de leite alcance uma consistência mais firme. Deixe esfriar antes de abrir. Antes de espalhar sobre a massa, misture o doce de leite para que fique bem homogêneo.

Você pode substituir o creme de leite fresco da ganache (200g) por uma caixinha de creme de leite.

 

 

 

Chef confeiteira que adora gatos! Formada na França em Pâtisserie. Adora confeitaria artística, atende eventos e dá aulas na área. Adora testar novas receitas e passar seu conhecimento!

Mais Receitas