Receita Versátil: Calda de Caramelo Flor de Sal.

cupcake-caramelo2

Caramelo flor de sal é ainda, de certa forma, novidade por aqui.

Muito usado lá fora, por aqui ainda estamos adaptando o paladar. Porém, a flor de sal não deixa o caramelo salgado, mas sim realça o doce, não o deixando enjoativo.

Eu uso flor de sal em tudo, desde finalização de pratos, até no misto quente rsrsrs

E não podia deixar de colocar na calda de caramelo!

A calda de caramelo é um coringa na confeitaria, serve para rechear bombons, cupcakes, tortas, ou simplesmente como calda, sobre o sorvete de creme não tem coisa melhor.

Confesso que quando comecei a me aventurar na cozinha, tinha medo de caramelo. De queimar, de me queimar rsrsrs

Enfim, só fazendo pra perder o medo!

Um utensílio que ajuda muito a perder o medo de errar a mão é o termômetro culinário. Em uma cozinha profissional é um utensílio que não pode faltar. Mas mesmo para quem é amador, vale a pena investir, pois não é caro e te deixa muito mais seguro.

caramelo2

Receita:

Rendimento: 2 xícaras

2 e 1/2 xícaras de açúcar

2/3 xícara de água

1 colher de sopa de glucose de milho

3/4 xícara de creme de leite (1 caixinha)

2 colheres de chá de flor de sal

Misture gentilmente o açúcar com a água e a glucose em uma panela. Leve ao fogo baixo, sem mexer. Deixe ferver até que esteja com cor de âmbar (em média 10 minutos). Se você estiver usando um termômetro culinário, deixe ferver até que atinja 180ºC.

Retire do fogo e, imediatamente despeje a calda de caramelo e mexa sem parar até que esteja homogêneo. Cuidado para não se queimar, pois a mistura irá borbulhar.

Adicione a flor de sal e misture.

Sirva quente ou frio.

caramelo3Dicas:

Não mexa a calda durante o cozimento, para não açucarar.

Molhe um pincel de uso culinário (de silicone de preferencia), e vá pincelando as bordas da calda, para não açucarar e queimar o caramelo.

Para misturar o creme de leite, use um fouet.

Caso você não queira fazer a sua calda com a flor de sal, apenas não acrescente ingrediente, você obterá uma calda de caramelo tradicional.


Chef confeiteira que adora gatos! Formada na França em Pâtisserie. Adora confeitaria artística, atende eventos e dá aulas na área. Adora testar novas receitas e passar seu conhecimento!

Mais Receitas

Marcadores:,