Tartelette de chocolate e caramelo flor de sal!

tartelette-caramelo

Ando com muitos compromissos profissionais e o ritmo de posts por aqui estão muito aquém do que eu gostaria. Mas tenho ótimas notícias!

Meu site ficou pronto, veja aqui. Lá você pode conferir o meu trabalho com doces, ficar por dentro da agenda de aulas e me conhecer um pouco mais!

Falando em aulas, esses dias tivemos duas alunas queridas por aqui, aprendendo decoração artística de bolos! Eu adoro ensinar e é com esse propósito que mantenho esse blog, meu caderninho de receitas, onde posso testar novas receitas, dividir conhecimento e exercitar a criatividade!

Então, mesmo em um ritmo um pouco mais lento, vou continuar postando receitas deliciosas pra vocês!

Essa tartelette é de dar água na boca!!!

Chocolate e caramelo é realmente uma combinação perfeita! E a flor de sal dá um sabor sofisticado ao doce, além de realçar o sabor!

Vamos à receita:

tartelette-caramelo-flordesal

RECEITA: Rendimento: 12 tortinhas de 4,5 cm de diâmetro ou 1 de 25cm de diâmetro

Ingredientes:

Base: 1  1/2 xíc farinha de trigo

1/4 xíc + 1 colher de sopa de cacau em pó

1/4 colher de chá de sal 10 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1/2 xíc + 2 colheres de sopa de açúcar

2 gemas

1 colher de chá de essência de baunilha

Recheio:

2 e 1/2 xícaras de açúcar

2/3 xícara de água

1 colher de sopa de glucose de milho

3/4 xícara de creme de leite (1 caixinha)

2 colheres de chá de flor de sal

tartelette-caramelo-chocolate

Cobertura: 150g chocolate ao leite

150g de creme de leite (pode ser de caixinha)

 

 

 

 

 

Modo de Fazer:

Base:

Misture a farinha, o cacau e o sal e reserve. Bata a manteiga com o açúcar até que esteja cremoso. Adicione as gemas e a baunilha e misture bem. Adicione os ingredientes secos e bata lentamente até que forme uma massa homogênea. Embrulhe a massa em um plástico firme e deixe na geladeira por 30 minutos. Retire a massa da geladeira, abra a massa com a ajuda de um rolo de macarrão e forre as forminhas (ou a forma grande) com a massa. Cubra a massa com papel alumínio (parte brilhante para dentro) e coloque grãos de feijão cru (aproximadamente uma xícara) sobre a torta ou sobre as tortinhas, para que não levante durante o cozimento. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos. Retire a massa do forno e retire o papel alumínio e leve ao forno por mais 5 minutos.

Recheio:

 Misture gentilmente o açúcar com a água e a glucose em uma panela. Leve ao fogo baixo, sem mexer. Deixe ferver até que esteja com cor de âmbar (em média 10 minutos). Se você estiver usando um termômetro culinário, deixe ferver até que atinja 180ºC. Retire do fogo e, imediatamente despeje a calda de caramelo e mexa sem parar até que esteja homogêneo. Cuidado para não se queimar, pois a mistura irá borbulhar. Adicione a flor de sal e misture. Reserve.

Cobertura:   Pique o chocolate e reserve em uma vasilha. Leve o creme de leite ao fogo em uma panela, até que ferva. Adicione ao chocolate picado e espere 1 minuto.Misture lentamente com movimentos circulares, até que a mistura esteja lisa e homogênea. Deixe esfriar.

Montagem: Desenforme as bases. Recheie com o caramelo já frio, deixando espaço para a cobertura.  Espalhe a cobertura sobre a torta, até que complete a altura da massa. Leve à geladeira por pelo menos 3 horas antes de servir.

Chef confeiteira que adora gatos! Formada na França em Pâtisserie. Adora confeitaria artística, atende eventos e dá aulas na área. Adora testar novas receitas e passar seu conhecimento!

Mais Receitas