Geléia de Cereja

geléia2

Meus pais tem um jardim enorme em casa, mas somente algumas árvores frutíferas. Goiaba, limão e … cereja.

Depois de 14 anos, a árvore que meu pai ganhou de uma prima resolveu dar frutos. Como ela não está mais entre nós, não sabíamos que frutinha era aquela.

cereja

Meu pai teimava que era cereja, mas como a frutinha não era redondinha e não tinha aquele famoso cabinho, ninguém acreditava.

DSCN2125

Ainda bem que hoje temos o santo google e, ao clicar em cereja, a primeira imagem que apareceu foi de uma frutinha exatamente igual à nossa lá de casa!

Mistério resolvido, tínhamos mais um pequeno “probleminha”:  a árvore estava cheia de frutinhas e não sabíamos mais o que fazer com elas…

Resolvi então fazer geléia!

Muito fácil de fazer, vamos à receita:

cereja2

Ingredientes:

1 kg de frutas vermelhas (cereja, amora, mirtilo, morango, framboesa)

3 xícaras de açúcar

Suco de 1/2 limão

geléia3

Modo de fazer

Lave as frutas e, caso a fruta tenha sementes (que foi o meu caso, fiquei com a mçao roxa!), retire-as.

Coloque as frutas com o açúcar e o limão em uma panela de fundo grosso. Amasse as frutas, para que solte um pouco da água. Leve ao fogo alto mexendo de vez em quando até ferver. Quando começar a ferver, com uma escumadeira retire a espuma que vai se formando (essa mistura contém toxinas e deve ser descartada).

Abaixe o fogo. Depois que não formar mais espuma, deixe cozinhar por mais 10 minutos ou até sentir que sua geléia está mais grossa. Ela deixa o ponto líquido, para o ponto de gotas mais espessas e grossas.

Para verificar o ponto, você pode deixar um (ou vários) pires no freezer. Quando achar que está engrossando, pingue um pouco da geléia no pires e vire o pires de cabeça para baixo. Se a geléia não escorrer é porque atingiu o ponto!

Espere esfriar e delicie-se! (ou coma ainda quente por cima de um sorvete!)

geléia

Dica:

Se você fizer em grande quantidade e quiser guardar em potinhos, o Blog do Prato Fundo tem dicas ótimas para esterilizar potinhos, clique aqui.

Chef confeiteira que adora gatos! Formada na França em Pâtisserie. Adora confeitaria artística, atende eventos e dá aulas na área. Adora testar novas receitas e passar seu conhecimento!

Mais Receitas