Torta de Pêssego

torta-pessego

1. Sobre a Torta

Me casei em 2012 e na lua-de-mel fomos para os EUA. Além de NY, aproveitamos para visitar a família americana do meu marido, quase 20 anos depois de ele ter feito o intercâmbio.Mesmo depois de tanto tempo, os laços continuam fortes, uma família de grande coração!

Quando viajo, o foco principal é a comida, priorizo tours gastronômicos, lojas de doces, confeitarias à passeios turísticos convencionais.

Também acho que a melhor maneira de se conhecer a cultura de um povo e sua culinária, é através da comida caseira. No melhor estilo home made, DIY, made from scratch. 😉

Mesmo já tendo feito intercâmbio por lá também, não cheguei a experimentar torta de pêssego, uma versão deliciosa da apple pie, porém com suculentos e doces pêssegos maduros, abundantes no verão. Mas na nossa lua-de-mel, a mãe americana do meu marido fez essa deliciosa torta para nós! Perfeita!

Mesmo já tendo se passado mais de dois anos desta viagem, não conseguia tirar a torta de pêssego da minha cabeça. E, quando vi pêssegos maduros na verdureira, não tive dúvida, fiz e não me arrependi.

pessego-torta2

2. Sobre a massa

Trabalho com doces e, no meu tempo livre gosto de… pesquisar, testar, estudar tudo sobre… doces! Não tem jeito, quando a gente é apaixonado pelo que faz, é assim mesmo!

Estava há algum tempo pesquisando sobre a massa brisée, além dos meus livros, passei a buscar dicas na internet, já que queria uma massa perfeita, levemente folhada. A massa da torta de maçã da vovó Donalda!

Pesquisei aqui, aqui, e achei esse vídeo muito bom, aqui. Com ótimas dicas.

pessego-torta

Massa brisée

250g de farinha de trigo

5g de sal

15g de açúcar

1 ovo

125g de manteiga sem sal gelada e cortada em cubinhos

50ml de água gelada

 Modo de Fazer:

Amasse a manteiga com a farinha usando a ponta dos dedos, até formar uma farofa. Adicione o açúcar e o sal e misture bem. Por fim, acrescente o ovo e a água gelada e misture até que se forme uma massa homogênea. Você pode fazer também todas essas etapas usando a batedeira ou processador.

Leve a massa para a geladeira para descansar por 30 minutos. 

 

Recheio de pêssegos:

12 pêssegos médios

1/2 xícara de açúcar

2 colheres de sopa de farinha

2 colheres de sopa de amido de milho

1/2 colher de chá de noz moscada ralada

Suco de 1 limão

2 colheres de sopa de manteiga, cortada em pedacinhos

1 ovo grande batido com 1 colher de sopa de água, para pincelar

Modo e fazer:

Abra a 2/3 da massa e com a ajuda de um rolo de macarrão, disponha a massa sobre uma assadeira redonda tipo marinex e leve a geladeira por 30 minutos.

Descasque os pêssegos e pique-os.

Misture todos os ingredientes do recheio, menos a manteiga e o ovo com a água.

Disponha o recheio por cima da massa. Salpique o recheio com os cubinhos de manteiga.

Abra o restante da massa e cubra a torta. Cole a borda da massa com a massa de baixo com água e aperte para fechar.

Faça quatro cortes pequenos no meio da torta, para escapar o ar e sua massa não estourar.

Leve para assar em forno pré-aquecido a 210ºC por 15 minutos, abaixe o forno para 180ºC e continue assando até que a massa esteja dourada.

Espere amornar e sirva. (Essa etapa é muito importante, para o recheio firmar um pouco, apesar de dar vontade de cortar assim que sai do forno, é importante esperar pelo menos duas horas para cortar)

Chef confeiteira que adora gatos! Formada na França em Pâtisserie. Adora confeitaria artística, atende eventos e dá aulas na área. Adora testar novas receitas e passar seu conhecimento!

Mais Receitas

Marcadores:, ,