Bolachas Decoradas – Tradição Alemã!

bolachas

Não sei se já contei pra vocês, mas moro no interior de Santa Catarina, em uma cidade de colonização alemã.

Minha descendência é de alemães e já está no sangue a arte de fazer bolachas decoradas!

Na minha empresa além de doces e bolos eu também decoro bolachas e essa é uma das atividades que mais me dá prazer!

Resolvi contar tudo isso hoje pra vocês porque estamos em pleno setembro e, geralmente na segunda semana, acontece uma Festa Alemã por aqui, a Schlachtfest.

Este anos estamos tendo a honra de participar da festa vendendo docinhos e estamos trabalhando muito!

Mas não poderia deixar de dar uma receitinha pra vocês e nada melhor que bolachas decoradas, que representam tão bem essa cultura e minhas raízes!

Logo_20Schlachtfest0

Vamos à receita:

200g manteiga em temperatura ambiente
400g farinha de trigo
200g açúcar refinado
1 ovo
1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de Fazer:
Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Adicione a baunilha e o ovo e misture bem. Acrescente a farinha e incorpore aos poucos. Bata até que a massa fique lisa e homogênea. Talvez você precise finalizar amassando com as mãos para que fique mais homogênea.
Leve a massa à geladeira por pelo menos 30 minutos.
Abra a massa com um rolo, em uma superfície enfarinhada (passe farinha no rolo de macarrão também) e vá cortando com os cortadores de bolacha da sua preferência.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 180º, por 8 a 15 minutos, ou até que as bordinhas da bolacha começarem a ficar mais douradinhas.

Retire do forno e espere esfriar completamente para decorar.

Glacê real:

315g de açúcar de confeiteiro
2 claras
2 colheres de chá de suco de limão

Ou compre glacê real em pó e prepare conforme as instruções da embalagem.

Misture as claras com o suco de limão. Adicione o açúcar de confeiteiro e bata na velocidade baixa até que incorpore. Bata mais 10 minutos na velocidade alta.

Para colorir, prefira usar o corante em gel, porque não altera a textura.

Para decorar:

Prepare o glacê com a cor de sua preferência. Separe uma parte para o contorno e outra parte para cobrir a bolacha. Nesta parte, adicione um pouquinho de água para que o glacê fique mais fluído. Coloque a água aos poucos, a textura ideal é aquela quando, ao tirar uma colher de chá do glacê e pigá-lo na mistura, ele rapidamente se desmanchar, sem formar picos.

margarida

Para decorar use saquinhos de plástico (prolipropileno 0,8mm de espessura).
Coloque o glacê mais espesso em um saquinho e corte a pontinha. Com este glacê mais espesso contorne as bolachas.
Depois de contornado preencha com o glacê mais fluído, você pode usar um saquinho com um buraquinho um pouco maior ou então uma bisnaga dessas de lanchonete.
Deixe secar em local seco, fresco e arejado. (pode demorar até 24 horas).
Dicas:

  • Coloque bolachas de tamanhos semelhantes na fôrma para assar, porque o tempo de cozimento depende do tamanho da bolacha.
  • Depois de cortar as bolachinhas, coloque na fôrma e leve ao congelador por 5 minutos, isso garante uma forma mais bonita para as suas bolachas.
  • Essas bolachinhas duram 3 meses. Se você fizer o glacê real caseiro, pode durar até um mês. De preferência guarde em uma lata, para mantê-las crocantes.
Chef confeiteira que adora gatos! Formada na França em Pâtisserie. Adora confeitaria artística, atende eventos e dá aulas na área. Adora testar novas receitas e passar seu conhecimento!

Mais Receitas