15 dicas para planejar a festa do seu filho.

bolo-feira

feira11

Eu trabalho com doces para eventos. A confeitaria artística é minha paixão. E festa de criança é um prato cheio pra colocar toda a criatividade pra fora!

Ano passado participei de uma feira para mamães, crianças e bebês e tive que soltar a imaginação pra montar o meu stand.

A mesma coisa ocorre com uma festa infantil. As mães podem ficar um pouco perdidas na hora de planejar a festa das crianças, mas vou dar algumas dicas que podem ajudar.

feira-9

  1. Escolha o tema. Fica muito mais fácil começar a planejar a festa se você tem um tema em mente. Mas fique tranquilo, você não precisa ter um tema específico, mas pode priorizar uma cor ou uma combinação de cores ou objetos, como bandeirinhas, balões, etc.          
  2. Os temas podem ser os mais variados, e podem se misturar também. Por exemplo, o que escolhi para a feira: Pâtisserie, que foi desenvolvido usando docinhos, Paris, bandeirolas e coraçõezinhos. Assim, o tema Pâtisserie fica mais rico misturado com os outros elementos e a decoração não fica pesada demais.
  3. Na maioria das vezes, dentro do tema, as cores já virão delimitadas, por exemplo, o tema que bombou ano passado, Frozen, com a cor principal sendo o azul claro e algumas cores complementares, como o lilás e o branco. No meu caso, escolhi cores que combinam com o tema escolhido, como o tom de azul Tiffany, o rosa quartz e cores complementares como o branco, o verde menta e o dourado.
  4. Para a decoração em si, brinquei com a mesa de doces, transformando-a em uma banquinha, com o toldo. Este toldo mandei fazer de papel mesmo, em uma gráfica e coloquei sobre um painel de madeira bem simples, que foi preso à mesa, para não cair durante o evento. Além de um armarinho fofo que tinha em casa que serviu para apoio da decoração e doces.
  5. Brinquei também com objetos de decoração que tivessem a ver com o tema, como a Torre Eiffel, utensílios de cozinha, livros de culinária e quadrinhos de cupcakes nas paredes. Além do quadro-negro e dos cardápios em porta-retratos feitos à mão, que servem pra decorar, como também para informar.feira9    torre eifel
  6. Usei material reutiliável também, como as caixas-fruta que foram laqueadas com tinta azul, complementando as cores do stand e servindo de apoio.
  7. A iluminação também é algo a se pensar, mas não precisa muita coisa, um jogo de luzes no chão já destacaram bem a mesa e a luminária de bolinhas deu um charme a mais.
  8. A papelaria complementou bem a decoração, usei pompons pendurados e também bandeirolas na mesa. Sempre usando os tons pré-escolhidos para que fique harmonioso.
  9. feira8Os doces são um capítulo à parte rsrsrs já que essa é a minha especialidade! Primeiro vamos falar do bolo! Que foi feito em 4 andares, com vários elementos escolhidos para a decoração. Cada camada continha um elemento escolhido do tema. A primeira camada um degradê de corações, dando uma base um pouco fora do tema Pâtisserie, mas que complementa, sem deixar exagerado. O coração dourado deu um toque, complementando o dourado da parede, de alguns doces e das torres Eiffel do próprio bolo. A segunda camada foi feita com doces, nos tons escolhidos, a terceira, várias miniaturas de Torres Eiffel, com detalhes em dourado. E, no último andar, as bandeirolas, complementando o tema. Pra finalizar a cereja do bolo, um cupcake fofo com uma cerejinha no topo. Como a tendência de trio de bolos está super em alta e feira é lugar de lançar novidades, levei mais dois bolos pequenos com decoração ombré e bandeirolas de papel decorando.
  10. Além dos bolos, fiz uma mistura de doces personalizados. Como cupcakes, pirulitos e bolachas decoradas. Usando todos os elementos da decoração (que estavam no bolo!) a Torre Eiffel, cupcakes, coraçõezinhos e bandeirolas. Todos dispostos em louça nos tons da festa. 

feira-2    feira7   feira-4

Mas também levei docinhos e cupcakes sem decoração específica, para quebrar um pouco e não ficar pesado.

feira

11. Resumindo, os doces e a decoração não são um bicho de sete cabeças. Mas é muito importante pré-definir as cores, os elementos a serem usados, o tema, se houver, e meter a mão na massa!

12. É muito legal quando há o toque da mãe nos detalhes da festa e, se você tem tempo e disposição, aproveite os tutorias da internet e faça sua festinha.

13.Mas se este não for o seu caso, certifique-se de se cercar de bons profissionais, eles são fundamentais para sua festa ser um sucesso!  

14.Tenho certeza que meu stand na feira foi um sucesso porque contei com a ajuda de amigos profissionais do ramo de eventos que me ajudaram, apesar de eu ter dado o meu toque pessoal! (sem contar a minha mãe, irmã e meu marido, que sempre me apóiam)

15. E não se esqueça de fotografar esses belos momentos, pra que fiquem guardados para sempre! Lentes profissionais, além de serem especializadas, garantem que você curta a festa em vez de se preocupar em fotografá-la.

Espero ter ajudado com essas dicas!

Se você quiser aprender outras dicas de doces para festas, clique aqui separei algumas receitas fáceis e práticas para a festinha das crianças.

Doces e bolo: Manu Rosa Pâtisserie

Fotografia: Karla Rudnick 

Estrutura do stand e paredes: Del Art Decorações

Papelaria: Oficina da Impressão

Porta-retratos, latinhas decoradas: Pode Ser Seu

 

 

 

Chef confeiteira que adora gatos! Formada na França em Pâtisserie. Adora confeitaria artística, atende eventos e dá aulas na área. Adora testar novas receitas e passar seu conhecimento!

Mais Receitas